6 de abr. de 2011

As Três Lições de Hoje!!

                   Hoje foi um DAQUELES dias!! Acordei 6:30 a.m., me arrumei em menos de meia hora porque já estava atrasada para o trabalho, não tomei nada nada de café da manhã e ainda saí sem nenhum agasalho, algo inaceitável, já que com essa nova estação é sempre certeza de frio, pelo menos na parte da manhã ou à noite, maaaaas, em se tratando da esquecida que sou, normal isso, super normal... =s
                 Enfim, cheguei na escola apressada. Muitos professores haviam faltado e logo que me viram já vieram me pedir para ficar em duas salas de aula ao mesmo tempo. Ao que se refere aos meus alunos, eu já devia saber que isso não seria uma boa ideia, mas como ainda confio na mudança das pessoas, lá fui eu. E aí temos a primeira lição do dia... As pessoas não mudam a curto prazo!!! E os meus queridos "anjinhos" só não me deixaram mais louca porque eu ainda consigo deixá-los antes de mim... haha
                 E assim foi toda a minha manhã, correndo de uma sala pra outra ensinando matemática, mediando conflitos, escutando problemas, recebendo balas e beijos babados... E quando eu penso que posso sentar e descansar um pouco, lá vem minha turma de recuperação, todos "naquele ânimo" para a aula tão temida e dolorosa - Reforço de Matemática (se há castigo numa escola, esse castigo se refere a participar de aulas de recuperação). E quem é a carrasca??! EU!!! ploft!!
                 Estava exausta mas ainda não podia ir pra casa!! =( Tinhamos uma reunião com a nova coordenadora para sua apresentação e para a apresentação das datas de finalização de bimestre e entregas de notas.
                 Quando eu já não estava mais me aguentando de tanta canseira, fome e sono, chega as minhas mãos um papel, a pauta da reunião. Após a distribuição para todos os demais professores, alguém que a essas alturas já nem consigo raciocinar quem é, pergunta se pode começar a ler, estávamos todos cansados, mas ainda assim, havia alguém gentil para ajudar, taí a segunda lição do dia... Nossos problemas não são motivos para que sejamos mal-humorados e nem arrogantes com as pessoas a nossa volta.
                 Pois bem, a voz da coordenadora, sorridente por alguém poder ajudá-la, responde que sim e a leitura começa.
                 E é aí que, após algumas palavras lidas eu percebo que o que lêem não são artigos, leis, ou blá blá blá de coisas chatas de reunião. MAS SIM, um texto do escritor Augusto Cury, alguém que tenho passado a admirar, devido sua inteligência em nos transmitir ensinamentos com palavras tão lindas e profundas.
                A coordenadora, sabiamente, havia decidido abrir a reunião com essas palavras para reflexão. Na mesma hora em que escutava essas palavras lidas pela professora de português, Maria de Fátima (agora sim sabia perfeitamente quem estava lendo, já que a mensagem havia me  chamado a atenção) eu decidi que iria postá-la aqui.
                Então, foi aí que surgiu a terceira lição do dia...

                 "Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: "Que tamanho tem o universo?" Acariciando a cabeça da criança, o pensador olhou para o infinito e respondeu: "O universo tem o tamanho do seu mundo."
                Perturbada, a criança novamente indagou: "Que tamanho tem meu mundo?" O pensador respondeu: "Tem o tamanho dos seus sonhos. Se seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil. Os sonhos regam a existência com sentido. Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romances. A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, faz dos idosos, jovens, e a ausência deles transforma milionários em mendigos e faz dos jovens idosos. Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades. Sonhe!"

                     E é isso, aqui estou eu, recem chegada em casa e louca para tomar um banho merecido; escrevendo pra vocês. E o meu desejo para o seu amanhã é: Jamais desista de si mesmo, jamais desista das pessoas que você ama, jamais desista de ser feliz, jamais desista de seus sonhos!!
                    Ah, e quanto a mim, confesso que também estou tentando aplicar isso ao meu amanhã!!!! Sei que tenho muito que aprender, e estou disposta a aprender sempre, em todos os dias que Deus permitir. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário